O apoio social é uma resposta profissional e estruturada. Descubra a sua importância nas estratégias de bem-estar.

No Dia Internacional da Saúde Mental, os dados falam por si: de acordo com o STADA Health Report 2025, mais de metade dos portugueses (61%) afirma sentir-se esgotado ou em risco de burnout, mas apenas 3% recorre a acompanhamento psicológico ou terapia.
Perante este cenário, a questão impõe-se: como podemos fortalecer o pilar do bem-estar e integrá-lo de forma efetiva nas estratégias das empresas?
Existem várias soluções, mas hoje vamos focar-nos no apoio social — seja entre colegas, líderes ou com profissionais especializados, como os técnicos de serviço social —, pois é um dos principais fatores na promoção da saúde mental no trabalho.
O serviço de apoio social especializado é uma resposta profissional e estruturada, implementada para acompanhar, orientar e dar apoio aos colaboradores em situações de crise.
Por norma, este serviço é conduzido por técnicos de serviço social e integra-se nas estratégias de bem-estar e/ou responsabilidade social interna, com os seguintes objetivos:
A integração de um serviço de apoio social nas empresas contribui significativamente para reduzir o absentismo, o presenteísmo e a rotatividade, além de aumentar a motivação e produtividade dos colaboradores.
A implementação de políticas e práticas de apoio social reforça ainda o compromisso das empresas com os princípios ESG (Environmental, Social and Governance), nomeadamente no eixo “S”, de Social.
Assim, investir no apoio social especializado é apostar na sustentabilidade das organizações, reconhecendo que o verdadeiro crescimento nasce de equipas equilibradas, apoiadas e emocionalmente saudáveis.
Conheça os serviços da Pulso Europe Portugal e descubra como podemos ajudar a transformar desafios em oportunidades! Basta clicar aqui!