ABORDAGEM, VISÃO E MÉTODOS
A intervisão consiste na organização dos colaboradores num pequeno grupo, com o propósito de partilhar, trocar experiências e pontos de vista, acerca de um desafio ou tema em particular.
A intervisão é o método ideal para que os participantes possam aprender uns com os outros (e através do/a formador/a-intervisor/a), relativamente ao tema escolhido, para chegarem conjuntamente às ‘melhores práticas’, de forma a serem capazes de resolver as suas próprias dificuldades e desafios, do seu trabalho.
Na intervisão, é criado um ambiente seguro e agradável, no qual os participantes partilham as suas experiências, fomentam o apoio social, motivando-se a eles próprios e a outros, a crescerem e desenvolverem-se, enfrentando os desafios futuros, de uma forma diferente e mais eficaz.
Neste processo, o/a intervisor é principalmente um/a coach e um/a moderador/a da discussão, criando e monitorizando o ambiente de aprendizagem mais adequado. Afinal de contas, os objetivos são mais fácilmente atingidos, quando os individuos são encorajados a formulá-los eles mesmos. O/a intervisor/a partilhará as suas próprias experiências e conhecimentos em contextos e organizações similares, caso considere que constituam um valor acrescentado.
A intervisão pode ser solicitada, numa ampla variedade de temas relacionados com o bem-estar (stress, vida pessoal/profissional, resiliência, trabalho de equipa, liderança, etc.), mas também poderá ser utilizado, como método geral num gupo, equipa ou departamento, que seja confrontada com desafios.
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